sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Compartilhar problemas e sentimentos não te faz uma pessoa fraca


Eu sinto que há esse enorme equívoco de que compartilhar seus sentimentos e problemas faz de você uma pessoa fraca, e manter tudo guardado te faz forte.
Sinto muito, mas eu tenho que discordar.
Não estou dizendo que se você é alguém que mantém suas emoções e pensamentos só prá você, que você não seja forte. Pelo contrário, eu estou dizendo que não há nada de errado em compartilhar como você se sente. Eu já ouvi isso antes, e eu tenho certeza que você também. As pessoas chegam e dizem coisas como: "Uau, eu nem sabia que você tinha (insira um problema de saúde mental ou física aqui)." Elas acham que dizendo isso para uma pessoa que esconde seus problemas é como se estivessem fazendo um elogio, dizendo o quanto ela é forte.
Agora, não me interpretem mal. Concordo: há muita gente por aí que não compartilha seus sentimentos ou emoções e que são fortes. No entanto, observamos pessoas que compartilham os seus sentimentos e suas lutas e que são fortes, também. Talvez eu esteja errada, mas parece que as pessoas tendem a dar mais crédito para aqueles que guardam para si seus sentimentos do que para aqueles que não o fazem. Eu acho que essa atitude é errada, muito errada e também triste. 
Eu acho que as pessoas precisam saber que o certo é compartilhar seus problemas e sentimentos, porque ao fazê-lo, não estão ajudando somente a si próprios, mas estão ajudando os outros que sofrem e lutam também. Pense nisso!
Ao falar, abrir nosso coração, compartilhar o que passamos, nós informamos aos outros que lutam a mesma luta que eles não estão sozinhos. Especialmente quando se trata de lidar com a saúde mental, compartilhar como se sente é extremamente importante. Já é muito difícil e dura a luta diária para quem é portador de um distúrbio mental, então, ao compartilharmos os nossos sentimentos e lutas, estamos abrindo-nos ao poder de cura e de apoio – de conexão.
Talvez, eu esteja sendo um pouco tendenciosa. Eu sempre fui o tipo de pessoa que fala sobre os próprios problemas (é claro, para aqueles que eu possa confiar). Às vezes, eu sinto que o mundo quer isso e aprecia esta característica, e outras vezes, nem tanto. Há toneladas de pessoas lá fora que, infelizmente, não querem e não sabem ouvir. No entanto, temos de perceber o quanto é importante compartilhar nossos sentimentos e, como eu disse, o quanto é benéfico para nós e os para os outros. Portanto, não tenha medo. Compartilhe seus sentimentos e lutas com aqueles que você confia! Você perceberá que ao compartilhar os seus problemas, sentimentos e emoções, vai conhecer pessoas maravilhosas que também compartilham como se sentem e pessoas que estão dispostos a ajudar de formas e maneiras que você jamais poderia ter imaginado!



Se você ou alguém que você conhece precisa de ajuda, ligue para o número do CVV: 141 e procure ajuda especializada.



Texto original: What We Can't Forget When We Praise People Who Hide Their Feelings /By  B.G.
 https://themighty.com/2016/10/sharing-your-feelings-doesnt-make-you-weak/

Tradução livre e adaptada







Um comentário:

  1. se compartilhar sentimentos e problemas não te faz uma pessoa fraca

    o que faria você ser uma pessoa fraca ?

    ResponderExcluir