sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Eles são Barbeiros Engajados na Prevenção do Suicídio


 Imagine a próxima vez que você for a barbearia para um corte de cabelo e o barbeiro puxar assunto sobre como anda sua saúde mental e esperar ouvir, de sua parte, uma resposta honesta. Um grupo de barbeiros da Irlanda, Reino Unido e Holanda – conhecidos como Lions Barber Collective – consideram sinceramente prevenir o suicídio, levando adiante essa ideia de falar abertamente com os seus clientes sobre saúde mental.
"Acredito firmemente que, ao falar sobre estes assuntos de forma mais aberta, vamos trabalhar no sentido de destruir o estigma em torno do suicídio e da doença mental", disse Tom Chapman, fundador do grupo. "A barbearia é um ótimo lugar para isso, porque de um modo geral temos um ótimo relacionamento com nossos clientes e estabelecemos com eles uma relação de confiança e intimidade."
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os homens são mais difíceis de ser diagnosticados com depressão e são menos propensos a procurar ajuda para problemas relacionados com a saúde mental. Os homens são 3,5 vezes mais propensos a morrer por suicídio do que as mulheres.
A ideia de conversar sobre suicídio e saúde mental na Barbearia veio em 2015, a partir de um comentário no Facebook. Chapman estava tentando montar um livro que apresentasse o trabalho de barbeiros do Reino Unido e Irlanda, com a intenção de que parte dos rendimentos pela venda da obra fosse doado para a caridade. Ele postou no grupo New World Barbers Facebook pedindo recomendações de caridade, quando um membro sugeriu doar o dinheiro a um grupo de prevenção do suicídio – um problema que havia chegado bem perto de Chapman.
"Eu havia perdido um amigo por suicídio apenas há um ano e, na época, eu não possuía qualquer conhecimento sobre a existência de organizações de prevenção do suicídio”, disse Chapman. "Eu também não tinha ideia do que ele estava passando, do porque estava se sentindo assim... e eu tinha estado com ele poucos dias antes do ocorrido”. Isso me estimulou e me fez ter várias ideias. ”
Desde a fundação da Collective, Chapman recebeu formação em intervenção em situações de suicídio e ajudou a treinar outros barbeiros em primeiros socorros em saúde mental. "Sinto que há um medo dos homens de mostrarem que sofrem de algum distúrbio mental ou compartilharem suas emoções e sentimentos, pois isso poderia ser visto como sinônimo de fraqueza pessoal. No entanto, penso que a maioria de nós ficaria surpreso com a reação se falássemos mais ", disse Chapman. "Bem-estar mental é tão importante quanto o bem-estar físico."
O Collective também está desenvolvendo seu próprio programa de conscientização sobre saúde mental e suicídio e formação em intervenção em situações de suicídio, chamada Barber Talk. O curso de um dia inteiro vai ajudar barbeiros a reconhecer os sinais de diferentes relacionados aos transtornos mentais, bem como ensiná-los a falar com seus clientes sobre questões de saúde mental e a arte do não-julgamento, a escuta ativa. Os barbeiros também passarão a ter informações sobre as organizações locais e nacionais para que eles possam indicá-las aos clientes que precisem de ajuda adicional.
Estão envolvidos nesse trabalho atualmente barbeiros do Reino Unido, Irlanda e Holanda, mas a intenção é expandir para mais países ao redor do mundo, incluindo os Estados Unidos. Dois novos grupos serão anunciados em 10 de setembro, o primeiro ano de existência do Lions Barber Collective e o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Muito bacana, você não acha?

  
Se você ou alguém que você conhece precisa de ajuda ligue para o número do CVV: 141 e procure ajuda especializada.





Para mais informações sobre o Lions Barber Collective: visite sua página em http://www.thelionsbarbercollective.com



Tradução livre e adaptada



Nenhum comentário:

Postar um comentário